Hollande lamenta “as vidas apagadas pela maquinaria terrorista” em Túnis

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2015 13h53

Paris, 18 mar (EFE).- O presidente da França, François Hollande, lamentou nesta quarta-feira as vítimas do atentado em Túnis (Tunísia), que já chegam a 19, sendo dez turistas estrangeiros.

“Quando um crime terrorista é cometido, seja lá onde for, isso toca a todos, pois se trata de vidas humanas, horrivelmente apagadas pela maquinaria terrorista”, declarou o chefe do Estado francês em um ato da Unesco no Museu do Louvre, e que não confirmou se há franceses entre as vítimas.

Hollande lembrou os atentados de janeiro em Paris e o ataque jihadista registrado em fevereiro em Copenhague, e afirmou que ligou para o presidente tunisiano, Béji Caïd Essebsi, para expressar “solidariedade e apoio” da França.

De Bruxelas, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, uniu-se à condenação do ataque e lembrou que “França e Tunísia, com o apoio da União Europeia, atuam juntos contra o terrorismo”.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, Claude Bartolone, destacou a “grande emoção” que sentiu ao saber da notícia e não descartou que possa haver vítimas francesas, algo não confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores.

O ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, afirmou que o centro de crise da diplomacia francesa está mobilizado e disse que não é “casualidade” que o terrorismo tenha escolhido como alvo de seus ataques a Tunísia, um país “que representa a esperança no mundo árabe”.

“A esperança de paz, de estabilidade, de democracia. Essa esperança deve viver”, acrescentou.

Pelo menos 19 pessoas morreram hoje durante um ataque terrorista ao Museu do Bardo, em Túnis.

Testemunhas contaram à Agência Efe que os criminosos saíram de uma mesquita localizada entre o edifício da Assembleia e o Museu do Bardo e dispararam contra um ônibus de turistas, antes de fazer vários reféns e se esconderem em um jardim que divide muro com o museu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.