Hollande lembra Desembarque da Normandia com discurso pacifista

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 06h57

Paris, 6 jun (EFE).- O presidente da França, François Hollande, pronunciou nesta sexta-feira um discurso pacifista ao abrir as comemorações do 70º aniversário do Desembarque da Normandia, no qual prestou homenagem às Forças Aliadas, à Resistência Francesa e aos civis que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

“A França conheceu a barbárie, por isso faz o possível para preservar a paz em todas as partes, na África e nas portas da Europa”, disse Hollande, em referência às intervenções militares francesas no Mali e na República Centro-Africana e às tentativas de Paris para evitar um conflito armado na Ucrânia.

Hollande garantiu que o compromisso de seu país com a paz responde ao “dever de ajudar aqueles que sofrem”, em respeito à memória daqueles que libertaram a França da ocupação nazista, e pela vontade de honrar os valores da França.

Nesta mesma manhã, em entrevista concedida à emissora “RTL”, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, reconheceu que a situação na Ucrânia foi um dos temas tratados durante um jantar de trabalho ontem à noite, em Paris, com a presença de Hollande e do presidente americano, Barack Obama.

O discurso do chefe de Estado francês, na cidade de Caen, serviu para render uma homenagem para aproximadamente 20 mil franceses que morreram na batalha que mudou os rumos da Segunda Guerra Mundial em 1944.

Os chefes de Estado de 19 países participam das comemorações, entre eles o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko.

Também estão na Normandia a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente americano, Barack Obama, e a rainha Elizabeth II da Inglaterra, entre outros. EFE

jaf/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.