Paciente com suspeita de ebola está isolado e faz exames; resultados saem no fim de semana

  • Por Jovem Pan com Agência Brasil
  • 10/10/2014 07h21
RIO DE JANEIRO, RJ - 10.10.2014: SAÚDE-EBOLA - O africano Souleymane Bah, que está com suspeita de ebola, chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O paciente de 47 anos, que é de Guiné, na África Ocidental, chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi levado (NA FOTO) para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas. O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná. (Foto: Fabio Teixeira / Folhapress) Fábio Teixeira/Folhapress Transporte do africano Souleymane Bah

Chegou ao Rio de Janeiro o africano Souleymane Bah proveniente do Paraná com suspeita de ter sido contaminado com o ebola. Por volta de 6h30, pousou no aeroporto do Galeão, na capital fluminense, o avião com o paciente de 47 anos. Agora, ele ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O homem com suspeita de estar contaminado com o vírus esteve em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Cascavel, no oeste do estado sulista. Ele estava em Guiné, na África, onde há um surto de ebola.

De acordo com as informações, ele voltou ao Brasil em 19 de setembro e apresentou febre na noite de ontem (09), porém, não apresentou outros sintomas. 

O ebola só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus é transmitido quando surgem os sintomas.

Em Brasília, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o paciente está isolado e passou por exames, que devem ter os resultado divulgados neste fim de semana. Chioro revelou ainda que, com resultado positivo ou não para ebola, um segundo teste será feito.

O ministro falou também que o país está preparado para transportar brasileiros que apresentem sintomas e esteja em uma área de risco fora do país, por exemplo. 

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.