Homicídios aumentam 15% no Rio de Janeiro nos primeiros meses de 2016

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2016 09h37
Tomaz Silva / Agência Brasil Violência no RJ

 Os homicídios na cidade sede das Olimpíadas aumentaram 15% entre janeiro e abril de 2016. Os registros já contam com 1.715 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado.

Os roubos também subiram nesse período: foram mais de 63 mil, um aumento de 21% comparado com o início de 2015. O Hospital Souza Aguiar, onde criminosos armados libertaram um traficante, é uma das cinco referências para atendimento de turistas durante os jogos. O local onde o bandido foi resgatado é próximo ao prédio histórico que é sede da Secretaria de Segurança do Estado.

Ao ser questionado sobre bandidos armados perto do prédio onde trabalha, o secretário José Mariano Beltrame reagiu da seguinte forma: “Nós agimos em uma cidade totalmente desorganizada, sem limites, sem nenhum tipo de parâmetro de crescimento, mas a polícia opera. Mas não se surpreendam, numa verdadeira esculhambação urbanística como é o Rio de Janeiro nesse momento, não tem ninguém de fuzil em alguma linha do trem. Que polícia do mundo opera em um cenário desse? Nós operamos. Mas e o resto?”.

O resgate ao traficante no Hospital Souza Aguiar foi apenas um dos episódios de mais uma semana violenta na cidade. O prefeito de Rio de Janeiro, Eduardo Paes, rebateu o secretário José Mariano Beltrame: “As pessoas estão sempre dando desculpas, é a escuridão, falta de urbanização, desigualdade social, mas e o Souza Aguiar? Nós temos a obrigação de atender todos os doentes, sejam criminosos ou não. Mas tem limites, precisa da força de segurança ajudando. E ali por acaso não tem problema de desordem urbana, falta de luz, de desigualdade social. Falta polícia”.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que a segurança da Olimpíada do Rio vai estar dentro dos melhores padrões internacionais. E que o Brasil mantém contato permanente com órgãos de inteligência de mais de 100 países.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.