Hospitais públicos de SP adotarão procedimentos para economia de água

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2015 13h10
  • BlueSky

Morador de Guarulhos armazena água em galão por falta de abastecimento

Zanone Fraissat/Folhapress Morador de Guarulhos armazena água

A medida abrangem hospitais públicos de todo o estado e outras unidades de saúde. Em meio à crise hídrica, médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor vão receber uma cartilha.  As medidas serão discutidas durante uma reunião na próxima quinta-feira.

O secretário estadual da saúde, David Uip, garante que a economia de água não vai interferir no dia a dia das unidades de saúde. Ouça mais detalhes no áudio.

Em tempos de seca, o secretário David Uip está preocupado com os riscos de se estocar água em casa, já que a procura por galões e caixas d’água disparou depois que a Sabesp passou a cogitar o racionamento em São Paulo. O principal alerta é verificar a procedência do produto e tampar os recipientes para evitar contaminação. Os cuidados são fundamentais e previnem, por exemplo, a proliferação do mosquito da dengue.

O clínico geral do Hospital das Clínicas, Arnaldo Lichenstein, adverte que a água da chuva não deve ser consumida, mas sim estocada para ser usada para lavar o chão ou na descarga. “A chuva passa por toda a atmosfera sem ser tratada. Neste caso, em última situação, é ferver, colocar duas gotinhas de cloro para cada litro de água e passar por aquele filtro de barro”, explica.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.