Hospitais públicos de SP adotarão procedimentos para economia de água
Morador de Guarulhos armazena água em galão por falta de abastecimento
Morador de Guarulhos armazena águaA medida abrangem hospitais públicos de todo o estado e outras unidades de saúde. Em meio à crise hídrica, médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor vão receber uma cartilha. As medidas serão discutidas durante uma reunião na próxima quinta-feira.
O secretário estadual da saúde, David Uip, garante que a economia de água não vai interferir no dia a dia das unidades de saúde. Ouça mais detalhes no áudio.
Em tempos de seca, o secretário David Uip está preocupado com os riscos de se estocar água em casa, já que a procura por galões e caixas d’água disparou depois que a Sabesp passou a cogitar o racionamento em São Paulo. O principal alerta é verificar a procedência do produto e tampar os recipientes para evitar contaminação. Os cuidados são fundamentais e previnem, por exemplo, a proliferação do mosquito da dengue.
O clínico geral do Hospital das Clínicas, Arnaldo Lichenstein, adverte que a água da chuva não deve ser consumida, mas sim estocada para ser usada para lavar o chão ou na descarga. “A chuva passa por toda a atmosfera sem ser tratada. Neste caso, em última situação, é ferver, colocar duas gotinhas de cloro para cada litro de água e passar por aquele filtro de barro”, explica.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.