Houthis assinam acordo para sair da capital iemenita e entregar armas

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2014 15h36

Sana, 27 set (EFE).- O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iêmen, Jamal Benomar, informou neste sábado que o movimento rebelde xiita dos houthis assinou um acordo de segurança com as autoridades iemenitas para a retirada de seus combatentes de Sana e outras cidades, e para a entrega de armas pesadas ao exército.

Em declarações aos jornalistas depois que os delegados dos partidos políticos assinaram o documento em um hotel da capital, Benomar explicou que o representante do movimento xiita Mahdi Meshat assinou o pacto ontem de forma individual e hoje os demais grupos o fizeram separadamente.

Os houthis aceitaram a chamada “cláusula de segurança”, que tinham rejeitado no domingo passado, quando assinaram um acordo de paz com as autoridades para acabar com a crise no país. Este anexo representa a retirada obrigatória das milícias xiitas da capital e dos edifícios públicos e governamentais que tomaram durante os últimos dias, após choques com as tropas iemenitas. O documento também determina a entrega ao exército todo tipo de armas pesadas que eles possuam.

O enviado especial destacou a importância de que todos os partidos políticos cumpram “plenamente” os pontos de acordo de maneira imediata para tirar o país da crise.

Nos últimos dias, os houthis continuaram ocupando importantes instalações na capital. Hoje, eles tentaram entrar na casa do chefe da inteligência iemenita, Ali al Ahmadi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.