Houthis capturam estratégica base militar no sul do Iêmen
Sana, 25 mar (EFE).- O movimento xiita dos houthis tomou nesta quarta-feira o controle da base militar de Al Anad, na província de Lahech, onde até ontem as forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, tinham conseguido frear sua investida.
Os milicianos do grupo xiita, que contam com o respaldo de forças militares do norte do país, prosseguem após esta conquista seu avanço rumo à cidade de Áden, informaram à Agência Efe fontes militares e moradores locais.
Em Áden, objetivo final da ofensiva houthi, Hadi estabeleceu sua base e a de seu governo no último dia 21 de fevereiro, quando fugiu da capital Sana após a tomada do poder por parte do movimento xiita.
A base de Al Anad, originariamente aérea, é uma das mais importantes do sul do Iêmen e controla a rota entre as províncias de Taiz e Áden.
Nela se encontrava uma grande parte das tropas e milícias tribais sulinas, leais a Hadi, com o objetivo de bloquear o avanço dos houthis em direção ao sul do país.
Com a derrubada da defesa destas forças, o grupo xiita conseguiu chegar até a entrada norte da cidade de Al Huta, capital de Lahech e situada a apenas 50 quilômetros de Áden.
Testemunhas explicaram à Efe que nos bairros setentrionais desta cidade já se registram combates e se escutam fortes explosões.
As forças nortistas tomaram também com o controle das localidades de Al Habilin e Al Malah, em Lahech, após dominar ontem partes da cidade de Al Dalea.
Lahech, Áden e Al Dalea fazem parte do que foi o Iêmen do Sul – unido ao Iêmen do Norte desde 1990 – e apoiam Hadi, que procede dessa região, frente ao domínio do movimento xiita, que tem suas fortificações no norte do país.
O Iêmen está imerso em um profundo conflito político, agravado desde que Hadi se retratou no mês passado de sua renúncia e anunciou que continuava sendo o presidente legítimo do país, em oposição ao ditado pelos houthis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.