Houthis dispersam manifestantes contrários à sua tomada do poder no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2015 08h09
  • BlueSky

Sana, 7 fev (EFE).- Milicianos do movimento rebelde xiita dos houthis dispersaram neste sábado à força centenas de pessoas que se manifestavam no centro da capital Sana contra a tomada de poder no Iêmen por parte deste grupo.

Testemunhas disseram à Agência Efe que homens armados do movimento rebelde deram tiros para o alto em frente à Universidade de Sana, na praça Al Taguir, onde ocorria o protesto.

Nesta mesma região, os houthis já haviam dispersado ontem à noite uma manifestação similar convocada pouco depois de o grupo xiita anunciar a dissolução do parlamento e a formação de um Conselho Presidencial para administrar a etapa transitória no governo.

As testemunhas acrescentaram que nestes incidentes foi detido pelos houthis um cinegrafista que trabalha para uma rede de televisão local.

Também em Sana, uma bomba explodiu hoje perto de um posto de segurança do Palácio Republicano, ferindo três guardas e uma pedestre.

O palácio, ocupado pelos houthis e atual sede de seu Comitê Supremo Revolucionário – o principal órgão do grupo -, foi o lugar escolhido ontem pelo grupo rebelde para anunciar sua emenda constitucional.

Segundo o movimento houthi, a declaração constitucional visa responder ao vazio de poder causado pela renúncia do presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, há duas semanas.

O texto estipula a formação do chamado Conselho Nacional Provisório, que substituirá o parlamento e será o encarregado de estabelecer um Conselho Presidencial, de cinco membros, que designará por sua vez um governo interino de tecnocratas.

O mandato do Conselho Presidencial e do governo interino será de dois anos, tempo no qual terão que ser convocadas eleições presidenciais e parlamentares. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.