Houthis irão à reunião de Genebra sem estabelecer condições, dizem xiitas

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 15h45

Sana, 4 jun (EFE).- O movimento xiita dos houthis no Iêmen participará sem condições prévias à reunião de Genebra organizada pela ONU, prevista para o próximo dia 14 de junho, garantiu nesta quinta-feira à Agência Efe um diplomata iemenita rebelde.

O encontro, que ainda não teve confirmada a presença das autoridades iemenitas, seria o primeiro entre as partes para buscar uma solução política ao conflito armado no Iêmen, que desde o final de março tem a participação de uma coalizão árabe que bombardeia posições dos rebeldes houthis.

O movimento xiita, também conhecido como Ansar Allah, já informou ao enviado especial da ONU para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed, de sua disposição a participar das conversas de paz “incondicional prévias”, confirmou a fonte.

As reuniões haviam sido programadas para começar em 28 de maio, mas o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, que estabeleceu sua sede em Riad desde a intensificação do conflito, pediu à ONU o adiamento até que se aplique a resolução 2216 do Conselho de Segurança.

Esta sentença da ONU exige que os houthis se retirem das cidades ocupadas e entreguem suas armas.

Os rebeldes houthis controlam a capital, Sana, e vastas áreas do país, por causa de um conflito armado que causou já matou pelo menos 1.037 civis entre 26 de março e 20 de maio, enquanto outras 2.453 pessoas ficaram feridas, segundo números da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.