Houthis libertam ministro da Defesa iemenita e outras duas pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 22/04/2015 12h32
  • BlueSky

Sana, 22 abr (EFE).- O movimento rebelde dos houthis libertou na noite de quarta-feira o ministro da Defesa do Iêmen, o general Mahmoud al Subaihi, e outros dois altos comandantes do Exército e de segurança leais ao presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte próxima dos sequestrados.

Os dois responsáveis militares são o comandante da Brigada 119 de infantaria, o general Faiçal Rajab, e o responsável de Segurança Política (Inteligência) nas províncias meridionais de Áden e Abian, Nasser Mansur Hadi, irmão do presidente Hadi.

Os três libertados tinham sido sequestrados pelos houthis há quatro semanas durante enfrentamentos entre os rebeldes, apoiados por militares leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, e forças fiéis a Hadi, respaldadas por milicianos tribais.

A fonte próxima ao ministro da Defesa afirmou que os houthis asseguraram que foram eles libertados em resposta à última resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pedia a libertação.

Segundo meios de comunicação iemenitas, os três responsáveis foram sequestrados pelos rebeldes xiitas nas províncias do sul do país e levados depois a Sana, onde ficaram sequestrados.

A libertação ocorree depois que ontem, a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, informou sobre o fim dos ataques aéreos contra os houthis ao considerar que já tinha alcançado seu objetivo de eliminar o potencial militar dos rebeldes xiitas e sua ameaça à segurança regional.

O porta-voz da coalizão, Ahmed al Asiri, revelou que começa a chamada operação “Devolução da Esperança”, para reconstruir o Iêmen e supervisionar o processo de transição.

Apesar desse anúncio, a coalizão árabe bombardeou hoje um quartel na cidade de Taiz, no sudoeste do Iêmen, pouco depois que este foi tomado pelos milicianos houthis, segundo informaram à Agência Efe testemunhas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.