HSBC divulga pedido público de desculpas após escândalo de evasão de divisas
Clientes em escada da sucursal principal do HSBC em Hong Kong; presidente do banco disse que "sociedade esperava mais de nós"
Clientes em escada da sucursal principal do HSBC em Hong Kong; presidente do banco disse que "sociedade esperava mais de nós"O HSBC, alvo de escândalos envolvendo possíveis casos de evasão de divisas, divulgou neste domingo um pedido público de perdão. No documento, a instituição afirma que a tempestade de críticas midiáticas que se seguiram às acusações de que o banco teria ajudado clientes ricos a burlarem o pagamento de impostos tem sido uma “experiência dolorosa”.
O diretor-presidente da empresa, Stuart Gulliver, disse que as alegações se referem a práticas históricas que não são mais usadas pelo HSBC. Em uma página publicitária divulgada por jornais britânicos, ele garantiu que a instituição “não tem mais vontade” de ajudar clientes que tentam escapar do pagamento de impostos.
Na carta, endereçada a clientes e funcionários, Gulliver afirma que o banco “precisa entender que as sociedades que serve esperam mais de nós. Nós, portanto, pedimos desculpas sinceras.”
A popularidade do HSBC ficou abalada no começo da semana passada quando documentos vazados de processos entre 2005 e 2007 mostraram que o banco teria ajudado clientes a evitarem o pagamento de impostos.
Fonte: Associated Press.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.