Humala classifica de “decisão valente” aproximação dos EUA e de Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 16h47
  • BlueSky

Lima, 17 dez (EFE).- O presidente do Peru, Ollanta Humala, qualificou nesta quarta-feira de “decisão valente e histórica” a aproximação entre os governos dos Estados Unidos e deCuba, porque “abre um novo cenário no processo de integração da América Latina”.

Em declarações ao canal estatal “TVPeru”, Humala acrescentou que é “um passo chave, histórico e valente que vai permitir avançar de maneira importante no processo de integração”.

“Isto vai envolver a troca de pessoas, já que há muitos casos, por diversas razões, em que estão detidas em ambos os países, (também) vai envolver o processo de abertura de comércio, que vai beneficiar a comunidade cubana”, apontou o presidente peruano.

“Além disso, inicia um diálogo político estratégico em toda América, com Cuba presente”, apontou.

Sobre a provável suspensão do embargo econômico ordenado pelos Estados Unidos contra a ilha em 1960, o presidente peruano afirmou que “hoje se abre esta possibilidade, que a maioria das vozes na América Latina reivindicou sempre”.

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou hoje o início de um diálogo imediato com Cuba para restabelecer vínculos diplomáticos entre os dois países, enquanto o presidente cubano, Raúl Castro, informou da libertação “por razões humanitárias” do funcionário terceirizado americano Alan Gross, preso em Havana há cinco anos por espionagem.

A histórica aproximação, que inclui planos para a abertura de uma embaixada americana em Havana nos próximos meses, chega após seis décadas de tensão e enfrentamentos que alcançaram o ápice em 1962, com a “crise dos mísseis”, momento em que o mundo esteve mais próximo de uma guerra nuclear.

Castro também anunciou hoje em Havana que os três agentes cubanos do grupo de “Os Cinco” que permaneciam presos nos EUA desde 1998 foram libertados e já se encontram na ilha.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.