Hungria oferece transporte a refugiados até a fronteira com a Áustria

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2015 19h00

Budapeste, 4 set (EFE).- A Hungria anunciou nesta sexta-feira que oferecerá transporte até a fronteira com a Áustria aos centenas de refugiados que estão na estação de trens Keleti, em Budapeste, e aos que caminham pela rodovia M1.

O transporte será realizado em cem ônibus que seguirão rumo à cidade de Hegyeshalom, na fronteira, informou em entrevista coletiva em Budapeste o ministro de Governo, János Lázár.

“Pedimos aos imigrantes que aceitem nossa proposta”, disse Lázár, que também alegou que, por enquanto, não é seguro para os imigrantes entrar na Áustria, já que não se conhece a postura de Viena a respeito.

De acordo com o ministro, o governo húngaro pediu hoje ao austríaco um esclarecimento sobre o tratamento aos refugiados que passarão pela Áustria, mas até o momento não recebeu resposta.

Cerca de 1.200 pessoas saíram andando hoje de Budapeste em direção à fronteira com a Áustria, que fica a mais de 200 quilômetros de distância.

A oferta é destinada somente às pessoas que estão na estação e na estrada, e não aos refugiados que estão em acampamentos em diversos pontos do país, explicou o ministro.

Lázár voltou a responsabilizar a Alemanha pelo caos que se formou na estação e, concretamente, alegou que as supostas mensagens de Berlim de que daria asilo a todos os sírios criou uma esperança em muitos refugiados.

“Queremos cooperar”, afirmou o ministro, quem pediu ajuda de Áustria e Alemanha, já que a grande maioria dos refugiados que entram na Hungria quer continuar o caminho rumo a esses países.

Espera-se que o chanceler austríaco, Werner Faymann, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, debatam o tema por telefone neste sábado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.