Hungria prende 1.389 imigrantes ilegais durante o fim de semana

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 12h07

Budapeste, 1 jun (EFE).- Um total de 1.389 pessoas que tentavam entrar ilegalmente na Hungria foram interceptadas durante o fim de semana passado, principalmente no sul do país, na fronteira com a Sérvia, conforme informou a imprensa local nesta segunda-feira.

A maioria dos imigrantes foi detida na província de Csongrad, segundo a agência “MTI”. De acordo com dados das autoridades húngaras, o grupo mais numeroso, de 149 afegãos, cruzou a fronteira no sábado. Paquistão e Síria são os países de onde saíram a maioria dos detidos.

Os imigrantes serão processados pelo cruzamento ilegal da fronteira. Além disso, quatro são acusados de falsificação de documentos e três de tráfico humano.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, criticou nas últimas semanas a proposta da Comissão Europeia (CE) de distribuir, segundo um sistema de cotas, os refugiados que chegam à Europa.

O governo inclusive realizou uma “consulta popular” com um questionário sobre imigração ilegal, que foi censurado pelo parlamento europeu por sugerir respostas e criminalizar imigrantes.

Neste ano, mais de 37 mil pessoas pediram asilo no país, principalmente por uma onda de imigrantes de Kosovo que, nos primeiros dois meses de 2015, tentaram entrar na UE através da fronteira entre Hungria e Sérvia.

Em 2014, a Hungria foi o sétimo país com mais solicitações de asilo entre os 44 mais industrializados, segundo um estudo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.