Hungria prende 5º suspeito da morte de 71 refugiados em caminhão na Áustria

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 11h20

Budapeste, 30 ago (EFE).- As autoridades da Hungria prenderam um quinto suspeito de envolvimento na morte de 71 imigrantes encontrados em um caminhão abandonado no leste da Áustria na última quinta-feira.

A Polícia da Hungria informou neste domingo que o homem, um cidadão búlgaro, foi detido na noite de ontem acusado por tráfico de pessoas, assinala o comunicado, sem especificar o local da prisão.

Um tribunal da cidade de Kecskemet, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Budapeste, determinou ontem a prisão preventiva por um mês dos outros quatro detidos – um afegão e três búlgaros – também suspeitos de terem responsabilidade na tragédia.

O juiz que avaliou o caso aceitou o pedido dos promotores pela “natureza excepcional do crime” e por eles “participarem de uma rede organizada de tráfico de pessoas”. Os suspeitos, de 28, 28, 37 e 50 anos, negaram as acusações.

Na última quinta-feira, a Polícia da Áustria achou em um caminhão frigorífico abandonado em uma estrada os corpos de 71 pessoas, provavelmente imigrantes sírios. Entre os mortos havia quatro crianças.

A promotoria de Kecskemet assumiu a acusação do caso depois de a Polícia húngara descobrir que o veículo saiu da cidade rumo à Áustria. As investigações indicam que os quatro primeiros detidos seriam o proprietário e os motoristas do caminhão.

Por sua vez, a Polícia austríaca informou que uma equipe de especialistas começou hoje a tarefa de identificação das vítimas por DNA. Os corpos foram levados na sexta-feira ao centro de medicina de Viena para que as autópsias sejam efetuadas, trabalho que deve se encerrar ao longo da próxima semana.

As autoridades criaram um número de telefone com intérpretes em árabe e em inglês para que as pessoas que tenham alguma informação ou conheçam as vítimas possam entrar em contato.

A expectativa é de um crescimento do número de refugiados que estão chegando à Áustria nos próximos dias. Estão se aproximando da fronteira do país cerca de 7 mil pessoas, procedentes em sua maioria de locais em conflito, que passaram da Macedônia à Sérvia na chamada “Rota dos Bálcãs”, depois entraram na União Europeia pela Hungria.

O Ministério do Interior da Áustria elevou o número de policiais na região da fronteira e também pediu ajuda do Exército para lidar com os problemas da chegada dos refugiados.

Em comunicado, o órgão informou que determinou um controle mais rígido dos caminhões que entram na Áustria através da Hungria e alertou que a medida pode provocar grandes engarrafamentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.