Identificação com Partido Republicano cai a menor índice em 25 anos nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 09/01/2014 08h05

Washington, 9 jan (EFE).- Apenas 25% dos americanos se definem como republicanos, número mais baixo para o partido em 25 anos, enquanto o número de independentes cresceu até o índice recorde de 42%, segundo a última pesquisa do Instituto Gallup.

Segundo os analistas, a ascensão dos independentes ocorreu mais em função do Partido Republicano do que do Partido Democrata, com o qual 31% dos cidadãos se identifica.

O número de americanos que se consideram republicanos teve seu máximo em 2004, com 34%, quando o ex-presidente George W.Bush começou seu segundo mandato na Casa Branca.

No entanto, foi justamente durante os últimos quatro anos de sua presidência que a identificação dos cidadãos o partido começou a cair a um ritmo mais acentuado, até chegar a 25% atual.

Já para o partido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o número se mantém estável (31%) há quatro anos, embora este índice é inferior (36%) ao registrado quando o atual líder iniciou seu primeiro mandato, em 2008.

Desta forma, o grupo que mais cresce nos EUA é daqueles que se consideram independentes, em um contexto político de duro enfrentamento entre democratas e republicanos e com o Congresso mais dividido da história do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.