IDF atacam posições em Gaza em resposta ao lançamento de foguetes
Jerusalém, 8 ago (EFE).- As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) atacaram nesta sexta-feira várias posições no leste e no norte da Faixa de Gaza em resposta ao lançamento de cerca de 20 foguetes do território palestino na manhã de hoje, segundo um comunicado militar.
“Esta manhã, depois do reatamento do lançamento de foguetes contra Israel, as IDF atacaram posições terroristas na Faixa de Gaza”, diz o boletim militar sem detalhar os alvos bombardeados.
Em Gaza, ainda não há informações sobre os ataques, se causaram vítimas e danos.
O correspondente militar do “Canal 1” da TV israelense afirmou que se trata de uma resposta “pontual”, da qual participaram a Força Aérea e a artilharia.
Os ataques israelenses aconteceram duas horas e meia depois que a Jihad Islâmica e os Comitês Populares de Resistência lançaram pelo menos 20 foguetes contra localidades israelenses nos arredores da Faixa de Gaza, dois dos quais foram interceptados pelo sistema antimísseis sobre a cidade de Ashkelon.
O lançamento veio logo depois do fim do cessar-fogo de 72 horas, às 8h locais (2h de Brasília), que as partes tinham acordado para negociar uma solução para o conflito armado com a ajuda do Egito.
O governo egípcio pediu a prorrogação da trégua por mais 48 horas, mas o Hamas se negou a isso e Israel argumentou que sua postura era a de “responder à calma com calma”.
“As IDF estão alertas, com um alto nível de preparação defensiva e ofensiva para enfrentar novas agressões”, diz o comunicado militar.
Milhares de civis começaram a deixar suas casas nas regiões norte e leste do território palestino por temerem uma nova escalada, enquanto em Israel a divisão de Defesa Civil das IDF impôs novamente restrições à população em um raio de várias dezenas de quilômetros.
A operação Limite Protetor deixou em Gaza mais de 1.850 mortos e cerca de 10 mil feridos, enquanto em Israel foram 67 mortes e 500 feridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.