Idosa de 100 anos sai da prisão no Quênia após campanha por sua libertação
Nairóbi, 20 mar (EFE).- Uma idosa de 100 anos saiu da prisão em Embu, no centro do Quênia, onde cumpria uma pena de três meses por apropriação ilegal de terras, após uma campanha na internet que pediu sua libertação, informou nesta sexta-feira a imprensa local.
Centenas de usuários das redes sociais utilizaram nesta semana a hashtag #SaveJailed100yrGranny (algo como “Salvem a vovó de 100 anos presa”) pedindo sua libertação.
A idosa foi presa no último dia 10 de março por não cumprir uma ordem judicial que lhe obrigava a ceder dois hectares de suas terras a um indivíduo que denunciou nos tribunais que a mulher tinha lhe usurpado esta parcela.
Após passar nove dias na prisão, um senador do condado de Nairóbi, Mike Sonko, pagou a fiança de 100.000 xelins quenianos (cerca de R$ 3.450) que pesava sobre a idosa, que pôde deixar ontem a prisão, segundo o jornal local “Daily Nation”.
Além disso, o “Sonko Rescue Team” (“Equipe de resgate de Sonko”, em inglês), um grupo de voluntários criado por este senador para prestar serviços comunitários em Nairóbi, se comprometeu a realizar uma revisão médica completa para comprovar o estado de saúde da mulher.
O encarceramento de uma mulher de idade tão avançada foi qualificado de “imoral” e “vergonhoso” por muitos quenianos usuários do Twitter.
Por sua parte, um senador do condado de Embu, Lenny Kivuti, anunciou que doará outros 100.000 xelins à idosa.
“É imoral e errôneo para qualquer corte de justiça fazer isto a uma mulher de 100 anos”, disse outro legislador, Kipchumba Murkomen, senador pelo condado de Elgeyo-Marakwet. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.