Iêmen confirma morte de coronel executado pela Al Qaeda

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2014 16h16

Sana, 25 set (EFE).- Os serviços de segurança do Iêmen confirmaram que a Al Qaeda executou nesta quinta-feira um coronel iemenita no sul do país, enquanto quatro supostos membros do grupo terrorista morreram em um ataque aéreo, informaram fontes à Agência Efe.

O grupo terrorista anunciou em uma conta no Twitter a execução do responsável pelo serviço de inteligência, Mohammed al Shami, e de quatro de seus guarda-costas na província de Al Dalea, no sul do país.

Duas fotos foram divulgadas na internet: uma em que cinco homens aparecem sentados com as mãos algemadas recebendo disparos de um homem e outra com as cinco pessoas mortas.

Segundo o grupo, al Shami era o chefe da segurança política na região de Demt. Fontes confirmaram a informação e acrescentaram que a Al Qaeda também matou dois de seus filhos.

Pelo menos quatro supostos integrantes da Al Qaeda morreram nesta quinta-feira em um bombardeio lançado por um avião americano não tripulado. O alvo era uma caminhonete, na qual se deslocavam na zona montanhosa de Nasab, na província de Shabua, a cerca de 570 quilômetros ao sudeste da capital.

A Al Qaeda mantém grande presença de seus integrantes em Shabua e no resto das regiões do sul do Iêmen, sobretudo nas províncias próximas de Abian e Hadramut.

Esse foi o segundo ataque aéreo americano nesta província em uma semana. No dia 11 de setembro, pelo menos cinco supostos integrantes do grupo terrorista morreram em um bombardeio similar na região de Biham, em Shabua.

Nos últimos dois anos, os Estados Unidos intensificaram os ataques com aviões não tripulados contra membros da Al Qaeda no centro, sul e leste do Iêmen. As autoridades americanas afirmam que a organização terrorista na Península Arábica, com base no Iêmen, é um dos braços mais perigosos e ativos da rede terrorista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.