Iêmen liberta dois supostos membros do Hezbollah sob pressão dos houthis

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2014 14h36

Sana, 25 set (EFE).- As forças de segurança iemenitas colocaram em liberdade nesta quinta-feira dois cidadãos libaneses que foram detidos há mais de um ano por supostamente pertencer ao grupo xiita libanês Hezbollah e por seus vínculos com os rebeldes xiitas dos houthis, informaram meios de comunicações iemenitas.

As duas pessoas estavam detidas em uma prisão dos serviços de inteligência iemenitas na cidade litorânea de Áden, no sul do país, e segundo a imprensa foram libertados como resposta a pressões exercidas pelos houthis, que tomaram o controle nos últimos dias de grande parte da capital, Sana.

O chefe da Segurança Nacional, Ali Hassan al Ahmadi, informou que dois presos foram libertados hoje de uma prisão em Áden sob pressão dos houthis, mas não precisou sua nacionalidade.

No ano passado, as autoridades iemenitas detiveram os dois libaneses no aeroporto de Áden em sua chegada ao Iêmen supostamente para treinar os combatentes da milícia dos houthis, membros do grupo Ansar Alá (Seguidores de Deus), na província de Saada, bastião dos rebeldes no noroeste do país.

Em agosto, os houthis realizaram manifestações na capital que derivaram na quinta-feira em violentos enfrentamentos entre os rebeldes houthis e o Exército iemenita, nos quais até agora morreram pelo menos 270 pessoas.

O governo iemenita assinou no domingo passado um acordo de “paz e associação” com os rebeldes houthis que inclui, entre vários pontos, a redução dos preços dos combustíveis.

Os houthis, que pegaram em armas em 2004 dirigidos por Hussein al Houthi, pai do atual líder, Abdelmalek al houthi, controlam desde 2010 a província de Saada e tratam há meses de ampliar as zonas sob seu domínio. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.