Igreja Católica oferece mais agilidade em perdão a mulheres que abortaram e divórcios

  • Por Jovem Pan
  • 08/12/2015 10h48
SÃO PAULO,SP, 31.2015 – VANDALISMO-SP - Catedral da Sé amanhece pixada com palavras a favor do aborto e contra o deputado Cunha, após protesto realizado por feministas na noite de ontem (30) em São Paulo. (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress) Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress Catedral da Sé amanhece pixada com palavras a favor do aborto e contra o deputado Cunha

A Igreja Católica oferece perdão mais rápido a mulheres que fizeram aborto a partir desta terça-feira (08).

Com a abertura do Ano da Misericórdia, padres também poderão absolver as mulheres que praticaram o ato que é considerado um pecado grave. Normalmente, somente os bispos podem conceder o perdão a quem interrompe uma gravidez.

O chamado Jubileu da Misericórdia começa com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Professor da Faculdade de Teologia da PUC, Padre Antônio Manzatto, diz que o período que vai até 20 de novembro não abrange somente o perdão. O padre diz que o ano tem a função de “facilitar a vida das pessoas”, “no sentido de torná-la mais humana”.

Manzatto acrescenta ainda que o papa Francisco propõe que “a Diocese de Roma a cada mês desse ano santo inaugure uma obra misericórdia, uma obra social a serviço dos mais pobres”.

Divórcio

Além do perdão a mulheres que cometeram o aborto, passam a valer a partir de hoje regras mais simples para conseguir a declaração de nulidade de um casamento.

Até então, a decisão cabia a duas instâncias do Tribunal Eclesiástico, mas a partir de agora, o processo passará por apenas uma, o que deve torná-lo mais rápido e também mais barato.

Com informações do repórter JP Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.