Ilan volta a destacar os 4 pilares de atuação do BC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 20/12/2016 11h46
Marcelo Camargo/Agência Brasil Ilan Goldfajn

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, listou nesta terça-feira (20) as ações de cidadania financeira que fazem parte da Agenda do BC de Medidas Estruturais. “Queremos aumentar o nível de educação financeira do brasileiro, não basta a inclusão. Queremos munir esses cidadãos com conhecimento técnico para poderem tomar melhores decisões financeiras”, afirmou. 

Para isso, o BC deve entrar em parcerias com instituições de maior capilaridade, como cooperativas de crédito, o Sebrae e o Exército. A autoridade monetária também irá trabalhar junto a entidades de defesa do consumidor. “Precisamos que entidades que lidam com os cidadão entendam as questões técnicas do sistema financeiro”, completou Goldfajn. 

O presidente do BC detalhou ainda a ações de aperfeiçoamento dos mecanismos de solução de conflito entre cidadãos e bancos, por meio de cooperação entre a autoridade monetária e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Queremos chegar à mediação antes que um conflito se torne um processo. A mediação torna a resolução dos conflitos mais ágil”, avaliou. 

Goldfajn detalhou a adoção de um aplicativo para o acompanhamento online de demandas. “Cada cidadão vai poder acompanhar em tempo real o andamento e seus pedidos e sugestões ao BC”, afirmou. “Estamos fazendo um esforço para tornar a vida do cidadão mais fácil”, definiu. 

Entre outras ações nesse pilar, ele citou a criação de um Comitê de Assuntos de Relacionamento do Cidadão com o BC e o Sistema Financeiro, além da implementação da política de dados abertos da autoridade monetária. “Vamos desenvolver indicadores da cidadania financeira para avaliar os impactos dessas ações”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.