Imigração: 292 mil pessoas já chegaram à Europa pelo Mediterrâneo em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 25/08/2015 12h58

Genebra, 25 ago (EFE).- Os imigrantes e refugiados que conseguiram chegar à Europa pelo Mediterrâneo já são 292 mil, revelou nesta terça-feira a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A Grécia, líder de chegadas, recebeu 181 mil, e a Itália 108 mil, de acordo com a entrevista coletiva da porta-voz do Acnur, Melissa Fleming.

Além disso, o organismo antecipou que 3 mil pessoas, entre imigrantes e refugiados, chegarão diariamente nas seguintes datas à Sérvia após terem entrado na Europa pela Grécia e atravessado a Macedônia.

O organismo humanitário indicou que trabalha com as autoridades sérvias para fazer frente às necessidades de pelo menos 10 mil pessoas.

Apesar do constante aumento do fluxo de imigrantes, a situação se acalmou relativamente com relação às cenas de caos deste fim de semana na fronteira entre a Grécia e a Macedônia.

As forças de segurança do último país tentavam impedir o cruzamento de milhares de pessoas que tinham por objetivo continuar sua rota até Sérvia e depois à Hungria, porta de entrada da União Europeia e do Espaço Schengen.

O organismo advertiu que grande parte desses imigrantes provêm de países em conflito, como a Síria e Afeganistão, por isso que estão “fisicamente exaustos e psicologicamente traumatizados, e requerem ajuda humanitária e assistência médica”.

Preocupa, em particular, as condições de vida deploráveis de mulheres, crianças e idosos.

“É vital que estas pessoas sejam tratadas com humanidade… que seja prestado socorro essencial, mas também que sejam respeitados plenamente sua dignidade e direitos como refugiados, solicitantes de asilo ou imigrantes”, declarou Fleming.

A porta-voz indicou que é compreensível a preocupação dos países frente ao fluxo de pessoas, mas também lembrou suas obrigações de respeitar princípios como o de reunificação familiar ou dar proteção a pessoas com necessidades específicas.

Enquanto isso, a Organização Internacional de Migrações (OIM) confirmou hoje que 2.373 imigrantes morreram no Mediterrâneo na tentativa de alcançar o litoral europeu, com uma grande maioria que se dirigia para a Itália.

No ano passado, na mesma data, os mortos em naufrágios ou situações violentas ocorridas durante o trajeto eram 2.081, precisou o representante da organização, Joel Millman.

O porta-voz disse à Agência Efe que a este ritmo poderia chegar a 5 mil mortos no final de 2015, “o que seria ao mesmo tempo uma tragédia e um recorde absoluto”.

A Guarda Costeira Helénica disse que as condições do mar pioram, o que poderia provocar um aumento de mortos no Mar Egeu nos próximos meses. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.