Imigrantes de navio abandonado por tripulação desembarcam em porto na Itália

  • Por Agencia EFE
  • 03/01/2015 06h48

Roma, 3 jan (EFE).- Os 450 passageiros do navio mercante “Ezzaden” desembarcaram na madrugada deste sábado no porto italiano de Corigliano Calabro, no sul do país, e foram levados para centros assistênciais da região.

A retirada das pessoas da embarcação, prevista inicialmente para a noite de sexta-feira, atrasou por causa de problemas técnicos na atracação do navio no porto, explicou a Guarda Costeira da Itália. As máquinas do barco, sem eletricidade, acabaram danificadas e atrapalharam o processo.

A maior parte dos imigrantes é de origem síria. Cerca de cem são menores de idade. Não há informações de casos graves de saúde registrados entre eles por enquanto, disseram as autoridades.

Vários soldados e funcionários de serviços de assistência receberam no píer os imigrantes, que podem ter embarcado em algum local da Turquia.

O cargueiro foi abandonado em águas do mar Jônico e foi alcançado na manhã de ontem pela Guarda Costeira, que assumiu o controle da embarcação.

O navio, aparentemente de Serra Leoa, foi encontrado abandonado por sua tripulação a 40 milhas (70 quilômetros) do Cabo de Leuca (Lecce, sul da Itália).

A Guarda Costeira o guiou a uma velocidade de três nós (6km/h) em direção ao porto calabrês de Crotona, mas depois a embarcação foi levada para o porto de Corigliano Calabro, em uma zona protegida do Golfo de Taranto.

As autoridades italianas assumiram a investigação do caso para averiguar as circunstâncias do embarque e como o “Ezadeen” foi abandonado em alto-mar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.