Imigrantes entram em Eurotúnel após burlar segurança, segundo “The Telegraph”

  • Por Agencia EFE
  • 08/08/2015 12h37

Londres, 8 ago (EFE).- Cerca de 30 imigrantes conseguiram entrar no complexo do Eurotúnel pelo acesso francês após supostamente conseguirem a senha de um dos portões de segurança, informou neste sábado o jornal “The Telegraph”.

Segundo a publicação, o grupo de imigrantes entrou no complexo por um portão que fica a cerca de dois quilômetros do terminal do Eurotúnel em Coquelles, próximo à cidade de Calais, onde estão acampadas milhares de pessoas que tentam atravessar o canal da Mancha para chegar ao Reino Unido.

Um porta-voz do sindicato policial francês “Alliance” não disse quando o fato ocorreu, mas explicou ao “Telegraph” que os imigrantes possivelmente adivinharam o código de segurança do portão após verificarem quais números do teclado estavam mais desgastados.

Na última terça-feira, um cidadão sudanês foi detido perto da saída do túnel do canal da Mancha no Reino Unido após caminhar grande parte dos 50,5 quilômetros desde a entrada francesa.

Pelo menos nove pessoas morreram nas últimas semanas quando tentavam entrar no Reino Unido através dessa via.

No final de julho, foi detonada uma crise migratória atribuída em parte à paralisação, desde junho, do porto de Calais, onde um conflito trabalhista na empresa de balsas MyFerryLink levou muitos caminhões a terem que esperar em frente às instalações do Eurotúnel para poderem seguir viagem rumo ao Reino Unido.

Isso faz com que muitos imigrantes tentem se esconder dentro desses veículos para passar ao outro lado do canal.

As autoridades do condado de Kent, onde fica a saída britânica do túnel, alertaram que não têm mais camas para alojar os menores não acompanhados que chegam da França. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.