Iminente ofensiva terrestre acelera fuga de civis no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2014 14h14

Islamabad, 23 jun (EFE).- O exército paquistanês informou nesta segunda-feira que mais de 414 mil civis abandonaram durante a última semana a região tribal onde acontece uma ofensiva militar contra os jihadistas e que os demais devem fugir nas próximas horas.

“O toque de recolher foi suavizado para facilitar a evacuação dos locais. Registramos 414.429 deslocados internos no posto de controle de Saidgai – Waziristão do Norte – e espera-se que o resto abandone a área hoje”, informou o exército em comunicado.

Calcula-se que antes da operação militar, 600 mil pessoas moravam na região.

Fontes oficiais citadas pela imprensa local garantiram que o exército previa começar grandes operações terrestres no Waziristão do Norte, mas a saída maciça de civis obrigou a transferência do início. Segundo uma fonte oficial citada ontem pelo jornal “Dawn”, o movimento em massa de tropas começará “assim que acabar a saída dos civis”.

Diversos veículos de comunicação situam em 30 mil o número de soldados envolvidos nas operações, que começaram no dia 15 desse mês com uma série de bombardeios em diversos pontos da região, considerada o principal bastião dos talibãs e outras redes jihadistas.

Desde o início da ofensiva, denominada “Zarb-e-Azb”, 285 insurgentes morreram, 25 hoje, assinalou o exército paquistanês, que detalhou que 15 morreram em um bombardeio e outros dez enquanto tentavam fugir da região.

O primeiro-ministro do país, Nawaz Sharif, garantiu na segunda-feira passada que a ofensiva militar continuará até que “todos os terroristas sejam eliminados”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.