Impacto da ciclovia na Rua da Consolação causa discordância entre especialistas
A partir desta segunda-feira (16)
A partir desta segunda-feira (16)Faixas da Rua da Consolação ficarão mais estreitas para a construção de uma ciclovia que vai ligar a Praça Roosevelt com a Rua Estados Unidos. A nova via para bicicletas será construída após a conclusão da obra na Avenida Paulista, que deve ser entregue até o fim de junho. Não houve definição da Companhia de Engenharia de Tráfego se a ciclovia será bidirecional ou se serão implantadas duas faixas, uma em cada sentido.
O superintendente de planejamento da CET, Ronaldo Tonobon, destaca que há espaço para se reduzir a largura das faixas para os carros na Consolação. “As faixas na Consolação ainda têm uma folga para trabalhar, se for necessário tirar uma parte de cada faixa ainda há folga para fazer isso”, defende. O superintendente da CET afirma que ainda não há definição se a ciclovia será construída ao lado da calçada ou junto ao corredor de ônibus.
O consultor em Engenharia de Tráfego, Humberto Pullin, diz ao repórter Anderson Costa que o trânsito poderá ficar ainda pior na região. “O impacto é negativo e isso traz uma ‘deseconomia’ para a cidade de São Paulo. Uma faixa de tráfego acomoda de 1200 a 1500 veículos por hora, você vai pegar essa demanda e espremer nas outras faixas restantes. O que vai acontecer? Aumentar fila”, critica. O consultor entende que dificilmente a ciclovia da Rua da Consolação terá demanda devido à topografia da região.
A expectativa da CET é que a construção para o trajeto das bicicletas no trecho seja entregue até o fim deste ano.
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