Impactos de raios matam pelo menos 20 pessoas na Índia

  • Por Agencia EFE
  • 07/09/2015 14h20

Nova Délhi, 7 set (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram devido aos impactos de raios na província de Andhra Pradesh, no sul da Índia, durante a passagem de uma forte tempestade na baía de Bengala, informou nesta segunda-feira à Agência Efe a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres no país.

“As mortes ocorreram nos dois últimos dias durante episódios meteorológicos de fortes chuvas, que não são muito frequentes com essa força na região, mas que às vezes ocorrem e são perigosos”, disse um porta-voz do órgão, Arunap Gupta.

“A maior parte das mortes são de pessoas que vivem em situações de pobreza no campo, não nas cidades”, comentou Gupta.

A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres na Índia manterá até quarta-feira um aviso por chuvas intensas em pontos do litoral de Andhra Pradesh, dos estados de Telangana, Karnataka e Kerala, além do arquipélago de Andaman e Nicobar, no oceano Índico.

A imprensa local, como o jornal “The Hindu”, publicou imagens de palmeiras em chamas após serem atingidas por um raio durante uma partida oficial de críquete entre as equipes femininas de Andhra Pradesh e de Tripura. O jogo, realizado na cidade de Perecharla, precisou ser interrompido.

Em junho do ano passado, 27 pessoas morreram e 24 ficaram feridas pelo impacto de raios no estado de Bihar, no norte da Índia. Esse tipo de morte é frequente no país, especialmente na época das monções, entre junho e setembro.

Segundo o Escritório Nacional de Registro de Crimes da Índia, 2.585 pessoas morreram por causa dos raios em 2014 no país, 12,8% do total de 20.201 vítimas de fenômenos naturais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.