Implosão põe abaixo o maior ginásio coberto de Montevidéu

  • Por Agencia EFE
  • 12/05/2014 22h11

Montevidéu, 12 mai (EFE).- Uma implosão que durou 15 segundos reduziu nesta segunda-feira a escombros o maior ginásio coberto do Uruguai, que tinha sido danificado por um incêndio em 2010 e será substituído por um recinto que custará US$ 40 milhões.

O Cilindro Municipal de Montevidéu, um projeto do arquiteto Lucas Ríos com estrutura de Leonel Viera e Alberto Sydney Miller, foi inaugurado em 1956 e desde 1967, quando foi remodelado, foi usado principalmente para partidas de basquete e shows.

Os operários encarregados da implosão detonaram pontualmente várias cargas de explosivos instaladas nas paredes curvas do Cilindro, que em pouco mais de 15 segundos se desmoronaram e levantaram uma grande nuvem de pó.

Os técnicos a cargo da operação asseguraram à imprensa que a implosão aconteceu “com zero de margem de erro”.

Do outro lado do cordão de segurança, algumas pessoas testemunharam a implosão apesar da chuva intermitente que caía e algumas lamentaram a perda de um edifício considerado “parte da história do país”.

“Eu ajudei com minhas mãos a construir o Cilindro. Hoje é um dia triste, porque vim presenciar a morte de um amigo que sempre esteve aí. Não entendo como há gente que aplaudiu e brindou quando o jogaram abaixo”, declarou emocionado à Agência Efe Mario Carlos Rodríguez, um morador da região.

No lugar do Cilindro será construída a Antel Arena, um “estádio multifuncional” que será erguido com recursos da empresa estatal de telecomunicações Antel, que também se ocupará da gestão do espaço.

Os trabalhos de remoção de escombros terminarão em dois meses, quando se começará a edificar uma creche, um pequeno campo de futebol e uma praça pública previstas no projeto, detalhou hoje a presidente da Antel, Carolina Cosse.

O custo total da Antel Arena é estimado em cerca de US$ 40 milhões e a previsão é que as obras terminem por volta de abril de 2016.

Em 1967 o Cilindro foi a sede do V Campeonato Mundial de Basquete e, nas décadas de 1980 e 1990, recebeu a artistas internacionais como Bob Dylan e Eric Clapton.

Além disso, foi refúgio para famílias evacuadas em casos de inundações, sede de grandes exames para estudantes universitários e prisão improvisada durante a ditadura que governou no Uruguai de 1973 a 1985.

Em outubro de 2010, enquanto acontecia uma reforma, um incêndio provocou a derrubada de seu teto móvel e a estrutura ficou tão danificada que as autoridades uruguaias decidiram derrubá-lo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.