Importante grupo de oposição política da Síria não irá a Genebra 2
Beirute, 18 jan (EFE).- O Conselho de Coordenação Nacional (CCN), um dos principais grupos da oposição política dentro da Síria, não participará da conferência de paz de Genebra 2 por considerar que não há tempo para formar uma delegação opositora em condições, disse neste sábado à agência Efe o porta-voz, Khalaf Dahud.
Dahud destacou que seria necessário pelo menos um mês para criar uma delegação forte com um programa coerente, inviável formá-la até quarta-feira, data prevista de início da conferência.
O porta-voz explicou que a princípio pensava que seu grupo, o Conselho Supremo Curdo e a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), o maior agrupamento de oposição no exílio, seriamos componentes desta delegação.
“Mantivemos conversas a respeito com a CNFROS e há duas semanas nosso líder, Hassan Abdelazim, e o da CNFROS, Ahmed Yarba, se reuniram e falaram em criar uma plataforma forte com uma proposta unida que representasse à oposição”, detalhou Dahud.
Segundo Dahud, Yarba aceitou, mas “o problema é que a CNFROS não é dona de sua própria vontade, já que depende do que dizem outros países como EUA, Catar, Turquia e Arábia Saudita”.
A Coalizão Nacional Síria, reunida em Istambul desde sexta- feira, decidiu hoje participar da convenção de Genebra.
A votação aconteceu após uma noite e um dia de intensos debates e se resolveu com maioria simples, informou a coalizão opositora em comunicado emitido na cidade turca. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.