Inadimplência das empresas sobe 13% nos últimos 12 meses
A inadimplência das empresas sobe 13% nos últimos 12 meses, a maior alta em 2 anos, aponta pesquisa da Serasa Experian. O problema abrange principalmente títulos protestados, dívidas não bancárias como cartões de crédito, financeiras, lojas e contas de água , luz e telefone.
Indicadores do varejo e indústria reforçam que a crise só se acentua e que o consumidor endividado, reduz as compras. Nas ruas, a repórter Renata Perobelli comprovou o desânimo das pessoas que não conseguem honrar os compromissos.
*Ouça os detalhes no áudio
Especialistas da Serasa Experian culpam a alta da inflação e os juros elevados pela situação. Mas os empresários não conseguem equilibrar os números ao final do mês também por outros motivos, destacou o economista Luiz Rabbi.
A própria Boa Vista SCPC constatou que menos pessoas estão limpando o nome junto aos credores. O indicador de recuperação de crédito em São Paulo registra queda de 10% no acumulado do ano, comenta o economista Flávio Latife.
As estatísticas confirmam o mercado fraco através do Ìndice de Confiança do Comércio da Fundação Getúlio Vargas, com queda de 10% em outubro. E para atrair o consumidor que anda para lá de receoso, há lojas antecipando as promoções nos shoppings .
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.