Inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou 2,3% em 2014
São Paulo, 13 jan (EFE).- A inadimplência dos consumidores brasileiros aumentou 2,3% em 2014 em comparação com o ano anterior, quando havia sido reduzida em 0,3%, informou nesta terça-feira a Boa Vista SCPC.
De acordo com a empresa, o indicador de inadimplência do ano passado “ficou dentro do esperado” para as projeções, que apontavam um crescimento próximo a 2%.
Em dezembro, a inadimplência apresentou uma redução de 0,7% em relação a novembro, enquanto em comparação com o último mês de 2013 o indicador registrou uma alta de 4,2%.
A média ajustada de dívidas do consumidor brasileiro em dezembro, segundo a Boa Vista SCPC, foi de R$ 1,263.
De acordo com a empresa de consultoria, os critérios “mais rigorosos” dos bancos para conceder créditos e a manutenção de uma baixa taxa de desemprego impediram que o índice de inadimplência aumentasse ainda mais em um cenário de “inflação persistente” e “desaceleração da renda dos trabalhadores”.
Para 2015, a empresa calcula que a inadimplência terá um leve aumento, podendo chegar aos 3%.
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas que são informadas à empresa de consultoria pelas credoras.
Simultaneamente, a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) indicou que os juros dos cartões de crédito em 2014 foram os mais altos nos últimos 15 anos.
Os juros médios chegaram a 11,22% mensal em dezembro e a 258,26% anual, os maiores desde julho de 1999, quando eram de 11,74% e 278,88%, respectivamente.
A ANEFAC indicou que essa alta seguiu o aumento constante da taxa básica de juros aplicada pelo Banco Central, que terminou 2014 com 11,75%, e à inflação do ano, que foi de 6,41%, próxima dos 6,5% do teto máximo da meta. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.