Incêndio em asilo no noroeste do México mata pelo menos 16 pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2015 18h45
  • BlueSky

Cidade do México, 23 jun (EFE).- Um incêndio arrasou nesta terça-feira um precário asilo para idosos sem lar e alguns sem família em Mexicali, capital do estado mexicano de Baja California, com um saldo de pelo menos 16 mortos e cinco feridos.

A tragédia aconteceu no lar Hermoso Atardecer, situado em Querétaro, um bairro humilde situado nos arredores dessa cidade mexicana que faz fronteira com Calexico, na Califórnia (Estados Unidos).

O prefeito de Mexicali, Jaime Rafael Díaz Ochoa, havia dado um primeiro balanço de 15 vítimas mortais, que depois subiu para 16 em comunicado do governo de Baja California.

Além dos mortos, o incêndio deixou cinco feridos em estado grave e outros 23 idosos foram transferidos a um asilo próximo.

Inicialmente Díaz havia dito aos jornalistas que “não se pode presumir as causas que originaram este incêndio e a procuradoria está fazendo as investigações”.

No entanto, em entrevista posterior à “Radio Fórmula”, o prefeito reconheceu que “é possível” que o incêndio tenha sido “intencional”.

Díaz deu essa declaração com base “no que comentam os responsáveis do centro” e no fato de que as chamas se originaram em um ponto “que não evidencia nenhum problema elétrico ou vazamento de gás”.

Além disso, detalhou que o centro contava “com instalações elétricas vigentes”, “extintores”, “detectores de fumaça” e “câmeras de segurança” que puderam evitar que a tragédia fosse ainda pior.

Segundo um comunicado do governo estadual, a Procuradoria Geral de Justiça do Estado está realizando “investigações para determinar, com base nas perícias especializadas, o mais breve possível, a causa ou causas deste fato”.

A nota acrescenta que o asilo era administrado pela ONG Sociedade Cultural Impulsora de Bem-Estar Social A.C. (Hermoso Atardecer).

A Agência Efe entrou em com Humberto Cota, identificado pela equipe da ONG como responsável pelo recinto, mas este assegurou ter deixado a administração do asilo meses atrás.

Cota comentou que algumas seções do asilo estavam construídas com tetos de lâmina de metal por causa das carências econômicas e outros motivos que lhes impediram de ter instalações adequadas.

A precariedade desses materiais provocou a rápida propagação das chamas e o desabamento de paredes e tetos, deixando uma imagem de absoluta desolação quando o fogo foi apagado.

A situação geral dos idosos na região foi reconhecida como um assunto de “grande importância” pelo prefeito de Mexicali, que ressaltou que muitos deles não têm família ou que são levados aos asilos por seus próprios filhos quando estes emigram aos Estados Unidos.

“Nosso coração está partido e em luto pela terrível tragédia que aconteceu hoje. Pedimos a Deus pela saúde das vovozinhas e vovozinhos que estão sendo tratados no hospital geral”, foi um das mensagens postadas no Facebook pela ONG Hermoso Atardecer. EFE

jth/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.