Incêndio em ferry “Norman Atlantic” já tem a primeira vítima

  • Por Agencia EFE
  • 28/12/2014 16h27

Tirana/Roma, 28 dez (EFE). As autoridades da Albânia recuperaram o corpo de uma pessoa que estava a bordo do ferry “Norman Atlantic”, incendiado nesta madrugada, informou em entrevista coletiva em Tirana Qemal Shkurti, comandante da Força Marítima Militar albanesa.

Shkurti afirmou que o corpo foi achado pelo barco albanês “Butrinti” que participa da operação de salvamento e trasladado a uma embarcação italiana.

O oficial confirmou que o ferry está perto das águas territoriais albanesas, a 12 milhas náuticas ao noroeste da Ilha de Sazan, na Baía de Vlora. Ele explicou que os passageiros que ainda estão a bordo do “Norman Atlantic” se refugiaram na proa.

Segundo Shkurti, o ferry corre o risco de afundar devido à quantidade de água que está sendo lançada em sua direção para pagar o fogo. O comandante acrescentou que a Albânia enviou um rebocador ao local onde está a embarcação, e se for necessário enviará outro mais potente, capaz de arrastar o ferry até a costa albanesa.

Também na Itália, o comandante Giovanni Pettorino informou que tinha recuperado o corpo de um homem, que teria morrido na tentativa de abandonar a embarcação se jogando ao mar.

Ele acrescentou que há dois feridos: uma mulher e um militar da marinha. Os três estão em um navio que está se dirigindo para a cidade italiana de Brindisi (sul da Itália).

Enquanto, tanto em Roma quanto em Atenas foi confirmado que já são 161 os passageiros resgatados com vida.

O incêndio foi declarado por volta das 2h00 GMT (meia-noite em Brasília) por motivos ainda desconhecidos na garagem, que continha 222 veículos, e se expandiu com rapidez por toda a embarcação.

As condições climatológicas adversas, potentes ventos de força 10 na escala de Beaufort, além de granizo e fortes chuvas, dificultaram os trabalhos de resgate.

O navio tinha partido às 15h30 GMT (13h30 de sábado em Brasília) de Patras, na Grécia, com destino à Itália através de Igoumenitsa, com 478 pessoas a bordo, apesar de anteriormente ter sido informado 467, das quais 56 são membros da tripulação (22 italianos e 34 gregos). EFE

md-ih-lsc/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.