Incêndio evacua milhares de turistas de reserva florestal na Argentina

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 23h00

Buenos Aires, 6 jan (EFE).- Um incêndio na reserva florestal de Claromecó, na província de Buenos Aires, conhecida por seus balneários, provocou nesta segunda-feira a evacuação de mais de três mil turistas que estavam acampados na área.

As chamas, que não chegaram até a área urbana, começaram de maneira acidental, segundo fontes oficiais, e afetaram uma área de pelo menos três mil hectares, valiosa por sua floresta de acácias, eucaliptos e pinheiros.

Em declarações à imprensa, Carlos Sánchez, prefeito de Tres Torres, município ao qual pertence a vila de Claromecó, explicou que o fogo começou “seguramente por um veículo que parou no acostamento e, por efeito do calor que sai do escapamento, ateou fogo no pasto”.

Por sua parte, o secretário de Segurança local, Ricardo Magrat, assegurou que a evolução do incêndio “é mais que complicada”, mas descartou que as chamas pudessem avançar em direção à cidade.

Além disso, o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, declarou que as chamas estão sendo combatidas com mais de dez equipes de bombeiros e vários hidraviões.

“A maior preocupação é a mudança de vento porque há uma usina de gás a 300 metros, mas por enquanto, os ventos sopram em outra direção”, comentou Scioli. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.