Incêndio que provocou explosão em metalúrgica do ABC começou em caldeira, relatam funcionários

  • Por Victor LaRegina/ Jovem Pan
  • 24/07/2014 08h18
SÃO BERNARDO DO CAMPO,SP,24.07.2014:INCÊNDIO-METALÚRGICA - Incêndio atinge uma metalúrgica em São Bernardo do Campo na manhã desta quinta-feira (24). O Corpo de Bombeiros foi acionado. Não há informações sobre possíveis feridos e as causas do fogo. . (Foto: Renato Mendes/Futura Press/Folhapress) Renato Mendes/Futura Press/Folhapress Fumaça de fogo em fábrica de metalúrgica atingiu pista da Rodovia dos Imigrantes

Um incêndio provocou uma forte explosão em uma metalúrgica de São Bernardo do Campo (SP), no bairro do Batistini, na manhã desta quinta-feira (24). Os 18 funcionários que trabalhavam no local conseguiram fugir para a rua a tempo e não houve feridos.

Funcionários que estavam no local relatam que o fogo começou em uma caldeira de vulcanizar e depois houve a explosão. Luciano Alves da Silva, trabalhador do local, diz que “o pó é químico e reativo e começou a pegar fogo muito rápido”. A explosão ocorreu por volta das 6h10, provocou danos no teto da empresa e até em casas da região, que tiveram vidraças quebradas.

Várias viaturas do Corpo de Bombeiro se dirigiram ao local. Às 8h, os bombeiros faziam o trabalho de rescaldo e uma fumaça branca era vista saindo do local do incêndio. O incêndio já estava controlado às 9h da manhã.

Água não funcionou

O trabalho de controlar o fogo, porém, não foi fácil. O Tenente Anthony Harrison, do Corpo de Bombeiros, que liderou a operação explica: “A gente identificou que o material que provocou essa explosão. É um material de classe D, que é um material pirofórico, e ele reage com água e causa pequenas explosões”.

“Agora (por volta das 9h) nós estamos usando um material para fazer um abafamento. Com areia e um outro material neutralizante que a empresa nos forneceu, a gente está conseguindo exterminar todo o fogo”, elucida Harrison.

O fogo fez com que muita fumaça alcançasse a pista da Rodovia dos Imigrantes, muito próxima ao local, mas não havia registros de congestionamento no local pela CET nesta manhã.

Victor LaRegina / com informações ao vivo de Paulo Pontes. Imagens do corpo do texto: Victor LaRegina/JP

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.