Incêndios causam morte de pelo menos uma pessoa na Austrália

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 02h47

Sydney (Austrália), 17 jan (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu nos incêndios florestais na Austrália nesta sexta-feira, em meio a uma onda de calor extremo no sul do país, onde as temperaturas superam os 40 graus.

O estado de Victoria é o mais afetado com 72 focos ativos, 43 dos quais estão fora de controle, enquanto os bombeiros combatem outros 16 incêndios no estado vizinho da Austrália do Sul, e outros 50 em Nova Gales do Sul, 12 dos quais estão fora de controle.

Uma pessoa foi encontrada morta em Roses Gaps, no Parque Nacional Grampians, confirmou hoje a polícia de Victoria, que relacionou a morte com os incêndios.

O chefe da Autoridade Rural de Bombeiros de Victoria (CFA, sigla em inglês), Euan Ferguson, também confirmou que pelo menos duas casas ficaram completamente destruídas na região por causa das chamas.

A CFA emitiu um alerta para as localidades de Grampians e Northern Grampians, situadas a 300 quilômetros de Melbourne, a capital de Victoria, onde hoje são esperadas temperaturas de 44 graus no quarto dia seguido de calor extremo.

O órgão pediu que os moradores de Grampians deixassem o local ou se abrigassem imediatamente dentro de suas casas, e ordenou a evacuação de Halls Gap, um popular destino turístico, pois existe o risco de que o vento reviva as chamas.

“Claramente, a parte norte dos Grampians estará sob forte pressão a maior parte do dia”, disse Ferguson.

Aproximadamente 11 mil hectares foram arrasados nesta região de Victoria onde as autoridades tentam proteger as propriedades por causa da dificuldade para controlar as chamas.

Na Austrália do Sul, os bombeiros lutam contra 16 focos no quinto dia de calor extremo, cujos termômetros devem alcançar os 42 graus em Adelaide, a capital do estado.

As autoridades da Austrália do Sul emitiram um alerta para as localidades próximas do Parque de Conservação Ngarkat, situado perto da fronteira com Victoria, onde os residentes já foram evacuados.

Os incêndios já destruíram 100 mil hectares na Austrália do Sul. EFE

watt/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.