Incidentes violentos marcam manifestações pelo Dia do Trabalho em Hamburgo

  • Por Agencia EFE
  • 01/05/2015 16h56

Berlim, 1 mai (EFE).- As denominadas manifestações “revolucionárias” do 1º de maio em Hamburgo, organizadas por grupos de esquerda e antissistema, terminaram nesta sexta-feira em enfrentamentos com a polícia, que utilizou material antidistúrbio para dispersar os presentes.

Neste ano eram duas as passeatas de esquerda organizadas na cidade por diferenças entre os organizadores, mas a primeira delas, com cerca de 700 participantes, foi dissolvida por unidades de cavalaria da polícia pouco após começar.

As forças de segurança, que narraram sua atuação através das redes sociais, utilizaram canhões de água para dispersar os manifestantes, que enfrentaram a polícia lançando vários objetos.

A segunda passeata, mais numerosa, percorreu o bairro de Altona e terminou com violentos confrontos entre os agentes e vários dos participantes, que lançaram garrafas e morteiros.

Por outro lado, a tradicional “manifestação revolucionária” do 1º de maio em Berlim contou com a presença de cerca de 18.000 pessoas, segundo a polícia.

A maioria dos participantes percorreram de forma pacífica as ruas do multicultural bairro de Kreuzberg, mas grupos de encapuzados se enfrentaram em vários pontos com as forças de segurança, com mais de 6.000 agentes de serviço, e lançaram também garrafas, pedras e ovos.

Sem maiores incidentes, durante toda a jornada em Kreuzberg foi celebrada a “Myfest”, um evento que preenche várias das principais ruas do bairro com palcos e barracas de comida e bebida e que nesta edição reuniu cerca de 45.000 pessoas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.