Índia anuncia realização de eleições gerais em abril e maio

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 05h23

Nova Délhi, 5 mar (EFE).- A Índia anunciou nesta quarta-feira a realização de eleições gerais nos próximos meses de abril e maio, que serão desenvolvidas em nove fases e deverão contar com 814 milhões de eleitores.

“Trata-se de um novo marco na história da democracia indiana”, afirmou o chefe da Comissão Eleitoral, V. S. Sampath, em um evento realizado em Nova Délhi e transmitido ao vivo pelas televisões locais.

As eleições serão a disputa do Partido do Congresso, que governa o país e é liderado pelo herdeiro da dinastia Nehru-Gandhi, Rahul, e o hinduista Bharatiya Janata Party (BJP), liderado por Narendra Modi e que desponta como favorito. Os resultados serão conhecidos em 16 de maio.

A convocação acontece devido ao término da atual legislatura, no próximo dia 31 de maio.

A primeira das nove fases de votação será em 7 de abril e a última no dia 12 de maio.

Um total de 930 mil zonas eleitorais estarão abertas durante as votações, um número 12% maior que nas gerais de 2009.

O número de eleitores aptos a votar cresceu em 100 milhões em relação às últimas eleições e, pela primeira vez, os eleitores poderão marcar nas cédulas a opção de não votar em nenhum dos candidatos.

Após duas legislaturas no poder, o Partido do Congresso perdeu bastante espaço, assolado por casos de corrupção e por uma economia que se desacelerou nos últimos anos.

Rahul Gandhi – filho, neto e bisneto de primeiros-ministros – está à frente da campanha eleitoral do Partido do Congresso, mas não consegue convencer os eleitores, de acordo com as enquetes.

O ultranacionalista Narendra Modi, apontado pelas pesquisas como o novo primeiro-ministro, é um líder carismático, com fama de ser um gestor bom e eficiente.

No entanto, Modi, chefe do governo regional de Gujarat – um dos mais prósperos da Índia – conta com opositores entre as minorias religiosas, especialmente a muçulmana, por seu suposto envolvimento no massacre de mil de pessoas em 2012 nesse estado do oeste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.