Índia enfrenta onda de calor mais forte dos últimos 20 anos

  • Por Agencia Brasil
  • 29/05/2015 08h31

Mais de mil pessoas já morreram vítimas das temperaturas perto dos 50°C

EFE Faixa de pedestre derrete na Índia por calor

As autoridades de Nova Delhi pediram aos hospitais da capital para tratarem com urgência as vítimas da onda de calor que já causou 1,8 mil mortes na Índia, sendo considerada a mais forte dos últimos 20 anos.

Centenas de pessoas morrem todos os anos na Índia no verão, mas o balanço deste ano já é duas vezes maior do que o de um ano médio, com a agravante de, segundo os especialistas, os números ficarem aquém da realidade.

A maior parte das vítimas foi registrada nos estados do Sul, o de Telangana e o de Andhra Pradesh, onde os médicos dizem enfrentar nos hospitais grande fluxo de vítimas de insolação e de desidratação. Em Nova Delhi, as temperaturas atingiram os 45 graus Celsius (ºC).

“A prioridade nesta situação é a prevenção, assegurar que as medidas preventivas sejam tomadas”, disse Charan Singh, um responsável do Departamento de Saúde Pública da administração da capital.

O alto consumo de eletricidade, devido aos aparelhos de ar condicionado, leva a cortes de energia que complicam um pouco mais a vida dos habitantes da capital.

Há onda de calor quando a temperatura máxima atinge os 45ºC ou quando é 5ºC superior à média dos anos anteriores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.