Indianos se reunirão para mostrar ao mundo benefícios da ioga

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2015 14h44

Nova Délhi, 9 jun (EFE).- Um grande ato em Nova Délhi com 35 mil iogues, entre eles o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, acontecerá no próximo dia 21 com uma série de atividades para lembrar o primeiro Dia Internacional da Ioga que se estenderá por todo o mundo, informou nesta terça-feira a ministra das Relações Exteriores, Sushma Swaraj.

A previsão é de que 192 países participem do ato, com o objetivo de mostrar ao mundo que esta disciplina milenar é muito mais do que meditação e posturas corporais. De acordo com a ministra, a ioga, palavra do sânscrito que se refere à unidade, pode “guiar o mundo no caminho da paz” já que não está vinculada a interesses religiosos ou econômicos.

“Não está relacionada a uma religião em particular. Para a gente, isso não é um negócio. É uma dedicação, um patrimônio nosso em benefício do mundo inteiro”, afirmou ela, que lembrou que 47 países islâmicos apoiaram em dezembro nas Nações Unidas a realização do evento no dia 21, data escolhida por coincidir com o solstício de inverno.

O governo de Modi criou um sub-Ministério específico para disciplinas de origem indiana como a ioga, que junto ao departamento das Relações Exteriores organiza as atividades deste primeiro Dia Internacional declarado pela ONU há cinco meses em uma resolução apoiada por 177 países, um recorde.

A Índia pretende alcançar outra marca histórica no dia 21 no centro de Nova Délhi reunindo 35 mil iogues. Com isso, entraria para o Guinness como a maior aula de ioga realizada em um mesmo lugar.

Gurus e professores irão colaborar com este e outros atos convocados no mundo, que o governo indiano pretende que tenham adesão em massa em cidades como Buenos Aires, onde espera 10 mil participantes.

O objetivo do evento é promover a ioga como uma prática saudável para o corpo e para a mente e alheia a conotações religiosas, embora tenha nascido ligada ao hinduísmo e ao budismo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.