Indicador de desemprego avança 4,1% em maio ante abril, diz FGV
O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) avançou 4,1%, em maio, na comparação com o mês anterior, abril, atingindo os 99,5 pontos, maior patamar desde dezembro passado, considerando os dados ajustados sazonalmente. Em abril, o ICD havia caído 1,9%. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), ao interromper uma série de quatro quedas consecutivas e sinalizar um aumento do desemprego, o resultado mostra que a recuperação do mercado de trabalho tende a ser lenta e sujeita a contratempos.
“Os resultados dos índices mostram uma melhora das expectativas com relação ao futuro bastante consistente, indicando um otimismo para os próximos meses. No entanto, a tendência de curto prazo permanece ruim. O indicador coincidente de desemprego mostrou forte aumento, refletindo de certa forma os aumentos recentes da taxa de desemprego divulgada pelo IBGE”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista da FGV/IBRE
O ICD é construído a partir dos dados desagregados em quatro classes de renda familiar da pergunta da Sondagem do Consumidor, aquela que procura captar a percepção sobre a situação presente do mercado de trabalho.
Antecedente de Emprego
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) cresceu 3,8%, em maio, ante o mês imediatamente anterior, nos dados com ajuste sazonal, indo aos 79,4 pontos, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Este é o maior nível para o indicador desde abril de 2014 (83,0 pontos).
Segundo a instituição, “o resultado continua a sinalizar atenuação do ritmo de queda do número de pessoas ocupadas na economia brasileira para os próximos meses”.
Os componentes que mais contribuíram para a alta do IAEmp no mês passado foram os indicadores que medem a expectativa dos consumidores de encontrar emprego, além da Sondagem do Consumidor e o ímpeto de contratações nos próximos três meses, bem como na Sondagem de Serviços, com variações de 13,6% e 7,7%, respectivamente.
O IAEmp é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo do levantamento é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.
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