Índice de confiança do comércio brasileiro registra seu pior dado histórico
Rio de Janeiro, 31 ago (EFE).- O índice de confiança dos comerciantes brasileiros caiu em agosto para 86,1 pontos, o pior dado histórico desde que o índice começou a ser medido, em março de 2010, informou o centro de estudos econômicos da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A queda do Índice de Confiança do Comércio (Icom) em agosto foi de 22,6% em relação ao mesmo mês de 2014 e de 4,1% em relação ao mês passado.
De acordo com o estudo da FGV, a percepção dos empresários do setor comercial sobre o momento atual da economia brasileira foi o principal fator que empurrou o Icom para baixo.
O grau de satisfação em relação com à demanda, revelou o estudo, teve uma queda de 12,1% em agosto em relação a julho, e ficou em 56,5 pontos, também o pior dado da série histórica.
O indicador de expectativas, no entanto, registrou uma leve alta de 0,4% em agosto em comparação com julho, aos 115,7 pontos.
Este resultado mostra uma pequena mudança na tendência dos últimos meses após as quedas registradas em julho (4,6%) e em junho (1%), derivada do otimismo em relação às oportunidades de negócios nos próximos seis meses, que cresceu 1,8%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.