Índice de preços ao consumidor nos EUA sobe 0,4% em maio
Washington, 18 jun (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos subiu 0,4% em maio, seu maior aumento em mais de dois anos, embora tenha sido inferior ao que os analistas esperavam, informou o Departamento de Trabalho nesta quinta-feira.
A inflação acumulada nos últimos 12 meses saiu do terreno negativo e ficou em 0%.
No mês passado, os preços da energia encareceram 4,3%, com um aumento superior a 10% no custo da gasolina, enquanto os dos alimentos não sofreram mudanças.
Quanto ao núcleo da inflação, que exclui os preços da alimentação e da energia, avançou apenas 0,1% em maio, após o aumento de 0,3% do mês anterior, que foi o maior desde janeiro de 2013.
Assim, a taxa anualizada do núcleo da inflação ficou em maio em 1,7%, levemente abaixo do 1,8% de abril, de acordo com o relatório do governo.
Embora a inflação continue abaixo da meta de 2% anual fixada pelo Federal Reserve (Fed), o banco central destacou ontem como um sintoma de avanço na direção correta o fato de que a queda dos preços da energia parece ter se retraído.
Ao término da reunião de dois dias de seu Comitê Federal de Mercado Aberto, o Fed apostou nesta quarta-feira pela prudência e decidiu não subir as taxas de juros, à espera de uma prova mais “decisiva” sobre a consolidação da economia americana, após a contração registrada no primeiro trimestre do ano.
A presidente do Fed, Janet Yellen, declarou em entrevista coletiva que ainda não há data para o “início do ajuste”, em referência à esperada alta dos juros, atualmente entre 0% e 0,25%, e que tudo “dependerá dos dados”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.