Indonésia centra esforços para recuperar cauda do avião de AirAsia
Bangcoc, 8 jan (EFE).- As equipes de resgate centram nesta quinta-feira seus esforços para recuperar a cauda do avião da AirAsia, que caiu em 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo, onde poderiam estar as caixas-pretas da aeronave.
“Entramos no dia 12 desta operação de resgate do AirAsia. Esperamos recuperar a cauda do avião”, disse o Chefe das Forças Armadas indonésias, o general Moeldoko, em sua conta no “Twitter” antes de partir para supervisionar os trabalhos.
As autoridades indonésias confirmaram visualmente ontem parte da fuselagem do avião a cerca de 28 metros de profundidade no mar de Java.
A parte está parcialmente enterrada no fundo do mar, enquanto os especialistas tratam de encontrar a maneira de tirar as caixas-pretas dos destroços.
“Especialistas da Indonésia e França buscam a técnica mais adequada para encontrar e recuperar as caixas-pretas na posição que se encontra a cauda”, declarou Suryadi Surpiyadi, coordenador da equipe de busca e resgate, em entrevista coletiva desde a base militar de Pangkalan Bun.
Nas fotos publicadas é possível observar o número de registro “PK-AXC” do avião acidentado e o logotipo da companhia, em destroços que se localizam cerca de 9 quilômetros do ponto onde foi perdido o contato com o aparelho.
Seis embarcações equipadas com dispositivos para detectar objetos sob a água e nove fragatas da Marinha trabalham na área onde se encontraram os destroços, indicou o organismo indonésio.
Devido às adversas condições, com fortes correntes marinhas e ondas, os mergulhadores demoraram vários dias para poder descer até a cauda achada para verificar as condições desta parte da aeronave.
O Airbus 320-200 tem instaladas em uma parte na popa as chamadas caixas-pretas, dois dispositivos de cor laranja que guardam registro das conversas na cabine e dados de voo.
Os especialistas indicam que após a análise dos dados destes dois dispositivos, será possível conhecer o que ocorreu com o avião para cair no mar.
As equipes de resgate recuperaram 40 corpos até o momento das 162 pessoas que viajavam a bordo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.