Indústria brasileira adverte sobre excesso de estoque e um maior desemprego

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 13h31

Rio de Janeiro, 17 jun (EFE).- A queda da produção industrial no Brasil provocou uma excessiva acumulação dos estoques nas fábricas e uma redução do nível de emprego neste setor, advertiu nesta terça-feira a patronal Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O índice de evolução da produção industrial, realizado pela CNI a partir de uma pesquisa que inclui 2.077 empresas, ficou em 48,4 pontos em maio sobre uma escala de 100, e se manteve pelo sétimo mês consecutivo abaixo dos 50 pontos.

Em maio, a indústria brasileira operou a 71% de sua capacidade total, nível similar ao de abril. Este dado foi menor para as empresas pequenas, que utilizaram 64% de seu potencial na produção de bens industriais no mesmo período, de acordo com uma pesquisa feita em maio e divulgada nesta terça-feira pela patronal industrial.

A patronal advertiu que a indústria brasileira “permanece em um cenário de grande dificuldade” e destacou que o excesso de estoque está afetando com mais forças as grandes empresas.

A pesquisa da CNI relativa a maio situa em 51 pontos sobre uma escala de 100 o estoque armazenado frente ao previsto.

Por outro lado, o índice de empregados na indústria elaborado pela patronal caiu para 46,8 pontos em maio e registrou o segundo mês consecutivo abaixo dos 50 pontos.

A ocupação laboral registrou uma maior queda nas empresas pequenas e médias, situando-se em 46,4 e 45,8 pontos respectivamente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.