Indústria brasileira festeja fim do embargo chinês à carne bovina

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2014 08h49

A indústria brasileira exportadora de carne bovina festeja fim do embargo chinês e projeta aumento na produção nos próximos quatro anos. Com o acordo bilateral, a expectativa é vender 1 bilhão de dólares em carne in natura, processada e gourmet já no ano que vem.

Segundo o Ministério da Agricultura, as carnes brasileiras irão suprir 45% do mercado mundial até 2020. O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne, Antonio Camardelli, afirma que a liberação representa um novo capítulo no setor.

*Ouça os detalhes no áudio

Segundo o especialista em agronegócios, José Vicente Ferraz, desde o embargo da China, remessas para a Ásia passaram a ser feitas via Hong Kong. Em entrevista a repórter Renata Perobelli, o consultor avalia a medida para pecuaristas e frigoríficos.

Os exportadores aguardam a reabertura do mercado para Arábia Saudita que também suspendeu as compras por conta da vaca louca no Paraná, em 2012.

Com o aumento das exportações, a médio prazo a carne bovina pode subir de preço no mercado interno, ainda mais em períodos sazonais como entressafra.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.