Indústria critica governo por sugerir troca de carne por frango
A indústria criticou o governo por sugerir à população trocar carne pelo frango para driblar a alta dos preços. As declarações do secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, irritaram o setor.
A Associação Brasileira de Frigoríficos avaliou que não cabe ao executivo influenciar qual produto deverá ser consumido. Em entrevista a Thiago Uberreich, o presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar, disse que, apesar da inflação, o governo deve dar incentivos à carne.
*Ouça os detalhes no áudio
O presidente acrescentou que o governo tem de lutar pela isonomia ao mercado. Salazar avaliou ainda que a inflação vai voltar ao normal depois do segundo turno, independente de quem ganhe a disputa.
A carne subiu 3,17% no mês passado e o secretário Márcio Holland sugeriu a substituição por frango e ovos. Falando a Denise Campos de Toledo, o economista Marcel Caparoz destacou que substituir um produto por outro não ajuda no combate à alta.
Caparoz acrescentou que o problema da inflação brasileira é estrutural e não simplesmente pontual. O governo argumentou que a elevação dos preços no mês passado se deve, em parte, ao aumento sazonal de alimentos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.