Indústria de linha branca registra pior semestre desde 2004
A indústria de linha branca registra o pior semestre dos últimos 10 anos com queda de 20% nas vendas de fogões, geladeiras e lavadoras. As fábricas optam por férias coletivas e a redução temporária dos horários ou mesmo a suspensão dos contratos de trabalho.
No varejo, os lojistas se esforçam para atrair e finalizar os negócios frente aos estoques e à falta de clientes. O presidente da Eletros, associação que reúne a indústria do setor, Lourival Kiçula, acendeu sinal amarelo na venda de bens duráveis até dezembro.
*Ouça os detalhes no áudio
Nem mesmo a redução do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado – alavanca o consumo da linha branca. Especialista em varejo, Valdemir Colleone, explicou que a inflação e futuro político também são fortes inibidores.
Acostumada a um ciclo crescente, a indústria de linha branca coloca o “pé no freio” e procura fazer dinheiro com o estoque parado nos centros de logística. Para o consumidor, significa promoção, guerra de preços entre concorrentes e maior vantagem para quem paga à vista.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.