Indústria siderúrgica brasileira prevê queda de produção e vendas em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 17h10

São Paulo, 13 jul (EFE).- A indústria siderúrgica brasileira prevê uma redução de 3,4% na produção de aço e de 15,6% nas vendas para o mercado interno em 2015, divulgou nesta segunda-feira o Instituto Aço Brasil.

O relatório divulgado pela entidade durante o Congresso Nacional do Aço e a feira internacional ExpoAço, que acontecem em São Paulo, confirmou as projeções divulgadas em abril e que situam os números deste ano em patamares próximos do de 2007.

A produção siderúrgica prevista para este ano é de 32,8 milhões de toneladas, 3,4% menor que em 2014, enquanto o cálculo das vendas no país para 2015 é de 18,3 milhões de toneladas, 15,6% inferior ao volume de aço negociado no país no último ano.

Em termos de consumo, espera-se que o Brasil utilize este ano 22,3 milhões de toneladas de aço, o que representa uma redução de 12,8% frente aos números de 2014 e ratifica os patamares de 2007, antecipados no último relatório do Instituto Aço Brasil.

Assim, para compensar a demanda interna, a importação da matéria-prima deverá chegar neste ano a 4 milhões de toneladas, um ligeiro crescimento de 0,8% em comparação com o ano passado.

“O enfraquecimento do cenário político-econômico nacional foi determinante para piorar o desempenho verificado na indústria brasileira de aço neste ano e em seus principais segmentos consumidores”, apontou o relatório.

O documento cita os problemas nos setores automotivo, de construção civil e de máquinas e equipamentos, responsáveis por quase 80% do consumo de aço no país.

A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014 e, para este ano, calcula-se uma contração superior a 1,2%, enquanto a inflação prevista para 2015 será o dobro da meta oficial de 4,5%.

Como consequência desse cenário, o setor suprimiu 11.200 postos de trabalho de “colaboradores”, unidades de produção foram paralisadas ou desativadas e investimentos da ordem de US$ 2,1 bilhões foram suspensos, segundo o instituto.

O Congresso Nacional do Aço e a feira internacional ExpoAço foram inaugurados no domingo pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e para o encerramento, que acontece amanhã, está prevista a participação do titular de Minas e Energia, Eduardo Braga. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.